Queremismo - meaning and definition. What is Queremismo
Diclib.com
ChatGPT AI Dictionary
Enter a word or phrase in any language 👆
Language:

Translation and analysis of words by ChatGPT artificial intelligence

On this page you can get a detailed analysis of a word or phrase, produced by the best artificial intelligence technology to date:

  • how the word is used
  • frequency of use
  • it is used more often in oral or written speech
  • word translation options
  • usage examples (several phrases with translation)
  • etymology

What (who) is Queremismo - definition

MOVIMENTO POLÍTICO
Queremos Getúlio
  • Arquivo Nacional.]]

queremismo         
sm (querem(os)+ismo) Movimento político surgido em 1945 que preconizava a volta ou continuação de Vargas no poder.
Queremismo         
Queremismo foi um movimento político surgido em maio de 1945 com o objetivo de defender a permanência de Getúlio Vargas na presidência da República. A expressão se originou do slogan utilizado pelo movimento: "Queremos Getúlio".
queremismo      
s.m. -hist.pol movimento político desencadeado no Brasil, no início de 1945, que visava criar condições para a permanência do presidente Getúlio Vargas no poder e caracterizava-se pelo refrão "queremos Getúlio"
-etim queremos + -ismo

Wikipedia

Queremismo

Queremismo foi um movimento político surgido em maio de 1945 com o objetivo de defender a permanência de Getúlio Vargas na presidência da República. A expressão se originou do slogan utilizado pelo movimento: "Queremos Getúlio". Significava o adiamento das eleições presidenciais, com o lançamento da candidatura de Vargas, e a convocação da Assembleia Nacional Constituinte.

No final do mês de outubro, Vargas tentou substituir o chefe de Polícia do Distrito Federal colocando no lugar seu irmão Benjamin Vargas e isso foi interpretado como preparação para sua continuidade no poder. Logo, o alto comando do Exército, tendo à frente o ministro da Guerra, general Góes Monteiro, depôs Vargas da Presidência, que em seguida foi entregue ao presidente do Supremo Tribunal Federal, José Linhares.

O movimento não atingiu seu objetivo, contudo, e a Constituição de 1946 foi elaborada sob a presidência de Eurico Gaspar Dutra, eleito em 2 de dezembro de 1945 para suceder Vargas.